Rótulas e terminais de rótula 

Dados gerais sobre rótulas e terminais de rótula 

Dados gerais sobre rótulas e terminais de rótula 


Além dos rolamentos de esferas e de rolos, a SKF também produz uma linha abrangente de rótulas e terminais de rótula, com alternativas de materiais para buchas planas e flangeadas, bem como arruelas axiais.

Rótulas e terminais de rótula são produzidos em vários modelos e com várias combinações de superfícies de contato deslizante. Cada modelo e combinação possui propriedades características que o tornam particularmente apropriado para determinadas aplicações.

Para selecionar um determinado tipo de rótula e para estabelecer o tamanho de rótula necessário, os principais fatores que precisam ser considerados são as cargas, a capacidade de carga da rótula e a vida útil esperada. O mesmo vale para a seleção de um terminal de rótula.

Visão geral de modelos de rótula.

Visão geral de modelos de terminais de rótula.


Rótulas radiais que exigem manutenção 

As rótulas radiais possuem um anel interno com um diâmetro externo convexo esférico e um anel externo com uma superfície interna de esfericidade correspondente, mas côncava. Seu projeto as torna particularmente apropriadas para arranjos de rótulas nos quais movimentos de alinhamento entre o eixo e a caixa precisam ser acomodados ou onde movimentos de inclinação ou giratórios recorrentes ou oscilatórios devam ser possíveis em velocidades de deslizamento relativamente baixas.

As rótulas radiais da SKF que exigem manutenção possuem a combinação de superfícies de contato deslizante de aço sobre aço. Rótulas com essa combinação de superfícies de contato deslizante exigem relubrificação regular. A alta resistência ao desgaste das superfícies deslizantes torna essas rótulas especialmente indicadas para arranjos de rótulas nos quais cargas pesadas de direção alternante, cargas de choque ou cargas estáticas pesadas devam ser acomodadas. Rótulas que possuem prolongamentos cilíndricos em ambos os lados do anel interno são indicadas para aplicações nas quais buchas espaçadoras normais são dispostas em ambos os lados da rótula ou são desenvolvidas especialmente para os arranjos de rótulas de cilíndricos hidráulicos.

As rótulas radiais da SKF que exigem manutenção estão disponíveis nos seguintes modelos

– rótulas de aço sobre aço, 
– rótulas de aço sobre aço com dimensões em polegadas e 
– rótulas de aço sobre aço com anel interno prolongado. 


Rótulas radiais que dispensam manutenção 

Rótulas radiais que dispensam manutenção 


As rótulas radiais possuem um anel interno com um diâmetro externo convexo esférico e um anel externo com uma superfície interna de esfericidade correspondente, mas côncava. Seu projeto as torna particularmente indicadas para arranjos de rótulas nos quais movimentos de alinhamento entre o eixo e a caixa devam ser acomodados ou nos quais movimentos de inclinação ou giratórios recorrentes ou oscilatórios devam ser permitidos em velocidades de deslizamento relativamente baixas.

As rótulas da SKF que dispensam manutenção incorporam camadas deslizantes especiais de materiais modernos com fricção muito baixa. As rótulas podem trabalhar sem manutenção. Elas são usadas em aplicações nas quais são exigidas vidas longas da rótula sem manutenção, ou quando as condições de funcionamento são tais (por exemplo, lubrificação inadequada ou nenhuma) que o uso de rótulas de aço sobre aço não é aconselhável. As rótulas que dispensam manutenção são indicadas principalmente para aplicações nas quais as cargas são pesadas e possuem direção constante. Elas têm apenas uma capacidade limitada de suportar cargas alternantes. Em tais casos, a SKF deve ser contactada.

As rótulas da SKF que dispensam manutenção são produzidas com três combinações diferentes de superfícies de contato deslizante e, dependendo do tamanho e da série da rótula, estão disponíveis em vários modelos diferentes:

– combinação de superfícies de contato deslizante de aço/composto de bronze sinterizado 
– combinação de superfícies de contato deslizante de aço/tecido PTFE 
– combinação de superfícies de contato deslizante de aço/composto PTFE. 

Além das rótulas de aço carbono-cromo, rótulas de aço inoxidável resistentes à corrosão 


Rótulas de contato angular 

As rótulas de contato angular possuem superfícies deslizantes esféricas no anel interno e no anel externo que são dispostas em um ângulo com o eixo da rótula. Elas são, portanto, particularmente indicadas para suportar cargas combinadas (radiais e axiais). Uma única rótula de contato angular só pode aceitar cargas axiais atuando em uma direção. Sob cargas radiais, é produzida na rótula uma força que atua na direção axial e que deve sempre ser contraposta por uma força igual atuando na direção oposta. Portanto, as rótulas são normalmente ajustadas contra uma segunda rótula. Quando duas rótulas de contato angular são dispostas de maneira que seus centros esféricos coincidem, obtém-se a rótula que pode acomodar cargas radiais pesadas, bem como cargas axiais pesadas em ambas as direções. 

As rótulas de contato angular da SKF são produzidas por padrão com a combinação de superfícies de contato deslizante de aço/composto PTFE. Elas são indicadas principalmente para cargas de direção constante e dispensam manutenção. No entanto, para aumentar a proteção contra corrosão e para melhorar a vedação, é recomendável, em muitas aplicações, que o espaço ao redor da rótula seja preenchido, durante a montagem, com uma graxa inibidora de ferrugem à base de lítio de consistência 2 ou 3. Tal lubrificação inicial também estende a vida útil eficaz da rótula. 


Rótulas axiais 


As rótulas axiais lembram as rótulas de contato angular por possuírem superfícies de contato deslizante nas arruelas de eixo e de caixa, que são dispostas em um ângulo com o eixo da rótula. No entanto, elas são indicadas principalmente para cargas axiais, embora possam acomodar cargas combinadas até certo ponto. O componente de carga radial, no entanto, nunca deve exceder 50 % da carga axial que atua simultaneamente. 

As rótulas axiais da SKF são produzidas por padrão com a combinação de superfícies de contato deslizante de aço/composto PTFE e dispensam manutenção. No entanto, em muitas aplicações, para aumentar a proteção contra corrosão, bem como aumentar a vedação, é recomendável preencher o espaço ao redor da rótula com uma graxa inibidora de ferrugem à base de lítio de consistência 2 ou 3 durante a montagem. Tal lubrificação inicial também estende a vida útil da rótula. 


Terminais de rótula que exigem manutenção 


Os terminais de rótula consistem em uma cabeça em forma de olho com haste integrada que forma uma caixa para uma rótula padrão. Via de regra, os terminais de rótula estão disponíveis com roscas fêmea (interna) ou macho (externa) normais ou inversas, de acordo com a norma ISO 965/1:1980. Para aplicações específicas que exigem terminais de rótula - principalmente aquelas nas quais um terminal de rótula é preso à extremidade de uma barra de pistão ou na base de um cilindro hidráulico - os terminais de rótula estão disponíveis com haste entalhada e seção roscada compressível ou com uma "haste para solda", ou seja, uma haste apropriada para soldagem a um outro componente.

Os terminais de rótula da SKF que exigem manutenção estão disponíveis por padrão com as combinações de superfície de contato deslizante de aço sobre aço e aço sobre bronze. Ambos os tipos de terminal de rótula exigem relubrificação regular. Os terminais de rótula de aço sobre aço possuem superfícies de contato deslizante que são temperadas, fosfatadas e tratadas com um lubrificante de giro inicial. Elas são bastante resistentes ao desgaste e, portanto, particularmente indicadas para aplicações nas quais cargas pesadas de direção alternante precisam ser acomodadas. Os terminais de rótula de aço sobre bronze possuem um anel interno temperado e cromado e um anel externo de bronze. Seu desempenho em condições de falta de lubrificação é, portanto, muito bom.

Os terminais de rótula da SKF com rosca inversa são identificadas por um L no prefixo de designação, caso contrário, os terminais de rótula possuem uma rosca normal. Por exemplo, o terminal de rótula SILA 40 ES possui uma rosca inversa, enquanto o terminal de rótula SIA 40 ES possui uma rosca normal.

Os tipos seguintes de terminais de rótula da SKF que exigem manutenção estão disponíveis:

– terminais de rótula de aço sobre aço com rosca fêmea 
– terminais de rótula de aço sobre aço com rosca fêmea para cilindros hidráulicos 
– terminais de rótula de aço sobre aço com rosca macho 
– terminais de rótula de aço sobre aço com haste para solda 
– terminais de rótula de aço sobre bronze com rosca fêmea 
– terminais de rótula de aço sobre bronze com rosca macho


Terminais de rótula que dispensam manutenção 

Terminais de rótula que dispensam manutenção 


Os terminais de rótula consistem em uma cabeça em forma de olho com haste integrada que forma uma caixa para uma rótula padrão. Via de regra, os terminais de rótula estão disponíveis com roscas fêmea (interna) ou macho (externa) normais ou inversas, de acordo com a norma ISO 965/1:1980.

Os terminais de rótula da SKF que dispensam manutenção possuem camadas deslizantes especiais de materiais modernos de deslizamento seco caracterizados por baixa fricção. Elas encontram aplicação, acima de tudo, onde vidas úteis longas são exigidas sem manutenção. No entanto, elas são indicadas principalmente para aplicações nas quais a carga atua em uma direção constante.

Os terminais de rótula da SKF com rosca inversa são identificados por um L no prefixo de designação, caso contrário, os terminais de rótula possuem uma rosca normal. Por exemplo, a cabeça de articulação SAL 25 C possui uma rosca inversa, enquanto a cabeça de articulação SA 25 C possui uma rosca normal.

Os terminais de rótula da SKF que dispensam manutenção são produzidos com três combinações de superfícies de contato deslizante diferentes:

– aço/composto de bronze sinterizado, 
– aço/tecido PTFE e 
– aço/composto PTFE. 

Garantimos que seus produtos são entregues de forma segura e em todo o mundo o tempo.
Nós construímos nossa reputação em um documento de compromisso para atender às necessidades dos nossos clientes.
Você nos diz o que fazer e nós vamos ajudá-lo a fazê-lo. Claro que podemos.

Produtos industriais
Especialistas em suprimentos industriais: profissionalismo, competência e competitividade são a base dos nossos serviços. Parceiros influentes na indústria de serviços: uma única interface para atender às necessidades de grandes e diversificadas operacional e produtiva.

Contacte-nos para um orçamento gratuito
Uma equipe de profissionais para atender o cliente. Nossa equipe de vendas, experiência profissional e estimuladas pela contínua atualização, está disponível para fornecer suporte limitado para sugerir os produtos mais adequados. Contacte-nos +39 080.5367090 recebe imediatamente uma resposta clara e completa para todos os pedidos.

Tel +39 0805367090 - Fax +39 0805367091  - E-mail: info@produtosindustriais.net



Milhares de entrega de produtos industriais.




 Motoredutor
Motoredutor de engrenagem helicoidal
Motoredutor de eixos paralelos
Motoredutor de engrenagem cônica
Motoredutor de rosca sem-fim
Moto-redutores Spiroplan
Motovariadores
Redutores para sistemas de transportadores
 Transmissão industriais
corrente de transmissão
engrenagens
acoplamentos
esteiras transportadoras
 Vibradores Industriais
Vibradores Rotativos Pneumáticos
Vibrador Pneumático
Impactador Pneumático
Vibrador Pneumático de Turbina
Micro Motovibrador Elétrico
Vibrador Pneumático Linear
Motovibrador
 Motores Elétricos
Motores de Indução de Média Tensão
Motores Áreas Classificadas
Motores de Corrente Contínua
Motores de Tração
 Rolamentos
Unidades de rolamentos
Caixas de rolamentos
Rótulas e terminais de rótula
Rolamentos deslizantes e buchas FW
 Correias Transportadoras
Correias Redondas
Correias Transportadoras
Teflon
Correias Planas de Transmissão
Revestimentos de Tambores
Acessórios Têxteis

© 2009 Tecnica Industriale Srl - All Rights Reserved. Created by www.omnilink.it